sexta-feira, 23 de abril de 2010

AS MULHERES TERIAM ERRADO O LOCAL ONDE ESTAVA O VERDADEIRO TÚMULO DE JESUS, E VISITADO UM TÚMULO VAZIO, E ESPALHADO ENGANADAMENTE A NOTÍCIA DE QUE ELE RESSUSCITARA?

Jefferson Magno Costa


     Foi o historiador alemão Kirsopp Lake quem criou, no início do século 20 (em 1907), a teoria de que as mulheres que se dirigiram ao túmulo de Jesus na madrugada do domingo da Ressurreição, por estarem profundamente tristes, erraram o caminho e se dirigiram a um outro túmulo, que já estava vazio, mas não era o que pertencia a José de Arimatéia, dentro do qual o corpo de Jesus havia sido colocado.
     Daí a razão de terem imaginado que Cristo havia ressuscitado, e saírem divulgando equivocadamente a notícia de que Jesus ressuscitara. Porém, é impossível que esse engano tenha acontecido.
      Eis 6 razões que cromprovam isto:
     1) Inicialmente, devemos levar em conta que o corpo de Jesus Cristo não havia sido sepultado em um cemitério público, e sim em um sepulcro particular. Não havia, portanto, outros sepulcros para estabelecer a confusão;
     2) Por mais tristes que as mulheres pudessem estar, era impossível elas terem-se esquecido, após o curto período de menos de 72 horas (três dias), do lugar exato onde o corpo de Cristo havia sido sepultado, pois elas mesmas tinham estado presentes ao sepultamento (Mt 27.57-61; Mc 15.47; Lc 23.55). Portanto, elas jamais poderiam errar o túmulo.
     3) Mas caso as mulheres tivessem se enganado e se dirigido a um túmulo errado, os príncipes dos sacerdotes e dos fariseus teriam ido ao túmulo certo para de lá retirarem o corpo de Jesus e o apresentarem ao povo como prova de que Ele não ressuscitara. Teriam calado a boca dos discípulos para sempre. Mas eles não puderam fazer isso, porque Jesus já ressuscitara!
     4) Se as mulheres tivessem se enganado, Pedro e João, quando correram para comprovar se realmente Cristo ressuscitara, não teriam errado o túmulo (Jo 20.2-10).
     5) E havia uma pessoa que jamais se enganaria acerca do lugar onde o corpo de Cristo fora sepultado: José de Arimateia, dono do sepulcro.
     6) Mas se todos os seres humanos tivessem errado, o ser celestial que moveu a pedra jamais teria se enganado, quando disse às mulheres: “Ele não está aqui: ressuscitou como havia dito. Vinde ver onde ele jazia” (Mt 28.6).
     Portanto, é impossível negar a Ressurreição de Cristo! Tudo confirma que Ele ressuscitou. Não há, em toda a história da humanidade um acontecimento tão extraordinário e possuidor de tantos argumentos que comprovam sua realidade e autenticidade.
     Conta-se que um certo pastor, conversando com o fundador de uma seita que perguntava ao pastor se existia alguma fórmula de fazer sua seita prosperar e crescer, ouviu do pastor a seguinte resposta:
     “Ah, sua seita não está prosperando? Pois eu conheço uma fómula infalível de torná-la um sucesso e conhecida no mundo inteiro: Faça-se crucificar numa sexta-feira... e procure ressuscitar no domingo!” O fundador da seita olhou espantado para o pastor, deu meio-volta e afastou-se rapidamente. Ou seja: a Ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um acontecimento único na História. Ninguém conseguirá repeti-lo!
Jefferson Magno Costa

8 comentários:

  1. Preciosa ajuda para um estudo bíblico que estou trabalhando neste maravilhoso tema.
    Grato pr. Jefferson por esta pérola.

    ResponderExcluir
  2. Disponha, meu querido irmão. Fico feliz em saber que algo deste blog está sendo útil aos amigos.

    Um abraço.

    Pr Jefferson

    ResponderExcluir
  3. Caro editor e amigo Jefferson

    Maravilhosa e enriquecedora mensagem, sem sombra de bajulação (como já lido em artigo neste blog).
    Há um livro de Max Lucado - Ele ainda remove montanha - no capítulo 5 "não há problema em sonhar de novo", o autor faz uma belíssima explanação, quando as mulheres vão ao sepulcro e o encontram vazio.
    Agora elas estão subindo a montanha não para receber mas para dar. Era madrugada. Era escuro, por causa da negação, da traição, da covardia, da angústia e da diversão.
    Mas, no ápice da mensagem, a pedra fora removida não para que Jesus saísse, mas sim para que elas pudessem olhar para dentro de si, não desistindo, não parando e nem se assentando no meio do caminho, porque Deus ainda remove pedras.
    Gosto de pensar nessa possibilidade.
    No carinho e respeito que Jesus dedicava às mulheres.
    Será que elas, naquele momento, tiveram a mesma percepção que Lucado nos passa?
    Não importa, o que sei é que o texto a nós exorta a caminhada árdua, a responsabilidade, não apenas o dever a ser cumprido, o amor, o perdão.
    Ao pastor Max Lucado, o qual tive o prazer de vê-lo pessoalmente em 2009 na Igreja do Nazareno em Campinas, agradeço por tão belas palavras - livro que o tenho em conta constante.
    Ao amigo Jefferson obrigada pelo texto e pela informação.
    Desta leitora assídua / Inajá

    ResponderExcluir
  4. inajá, excelente e oportuna lembraça do texto de Max Lucado. Como é bom e gratificante ser lido por pessoas cultas como você. Obrigado pelo enriquecimento do artigo. Pr Jefferson

    ResponderExcluir
  5. A quase 2000 anos alguém surge com uma opinião, erraram o caminho. Até hoje quanta gente torce para se errar o caminho, quanta gente torce para que sua verdade seja mais forte que a realidade. Bem julgo que o mesmo apontou uma hipótese, tudo bem, mas porque não reforçar o acontecido e tirar bon proveito da narração?. Vamos acertar o caminho pois o mesmo disse: EU SOU, muitos erram o caminho chamado Jesus, e querem apontar um outro que não encontraram, é, quantos se acham sem nunca terem se encontrado.
    Caro Pastor: Suas mensagens são bases para boas reflexões.

    ResponderExcluir
  6. Quantos torcem para que se erre o caminho, quem está nos desvios, parece não querer seguir o caminho. Jesus disse: Eu sou o caminho. Muitos realmente querem que encontremos o tumulo errado e lá fiquemos, nos desvios da verdade

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso vou usar na minha celula ou grupo de vida como diz aqui em portugal,obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso vou usar na minha celula ou grupo de vida como diz aqui em portugal,obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir

(Clique na imagem)

(Clique na imagem)

Visitantes recentes

Top 10 Members

.

.